Queerizando o Design

O Grupo Barthes GILET (Grupo Interdisciplinar de Leituras e Estudos Transviados), em conjunto com o Departamento de Artes e Design, convidam a todos e todas para diversas atividades no mês do combate a homofobia. O evento conta com a parceria com o espaço de arte Despina, com evento integrado com o terceiro ciclo de Arte e Ativismo na América Latina.

Programação:

19/06 – Terça-feira

Performance: Encruzilhada | Por Lucas Santos
14h30 – Terceiro andar do Departamento de Artes e Design
Encruzilhada convida a todes para uma performance de piedade para com a covardia: um despacho transviado contra a caretice, a moralina e os bons costumes.

Palestra: Homossexual Data | Com Felipe Rivas San Martin
15h – Sala de reunião no terceiro andar do Departamento de Artes e Design
Em Homossexual Data, o artista e pesquisador chileno Felipe Rivas San Martin, apresenta resultados de sua pesquisa sobre a construção do sujeito homosexual através do tempo (data) e de dados (data) biométricos presentes em duas investigações. A primeira, Homosexualismo e Endocrinologia de 1938, identifica homossexuais (frequentadores da praça Tiradentes) a partir, por exemplo, da forma triangular de seu conjunto de pelos pubianos, e mais recentemente, em 2017, um estudo sobre algoritmos de reconhecimento facial para identificar homossexuais, supostamente com mais precisão que os próprios humanos. Oitenta anos separam os dois estudos, e nesta revisão de arquivos do passado e presente, Felipe denuncia o persistente controle e desenho do corpo homossexual a partir de dispositivos tecnológicos e biométricos, em lógicas que se repetem e se tornam mais sofisticadas.

Oficina: Descolando Gênero e Sexualidade | Com Eva Célem
17h – Sala de reunião no terceiro andar do Departamento de Artes e Design
A Oficina Descolando Gênero e Sexualidade propõe uma releitura queer das dinâmicas de ‘Consciousness-Raising Groups’ do movimento feminista americano da década de 70. Estes grupos partiam do pressuposto que “o pessoal é político”, e a partir da fala pessoal de cada mulher, procuravam semelhanças e diferenças para demonstrar que aqueles eventos não eram ocorrências individuais, mas fruto de uma opressão estrutural. Partindo deste pressuposto que “o pessoal é político”, a Oficina Descolando Gênero e Sexualidade se estrutura ao redor de um conjunto de materiais e atividades, desenvolvidas pela pesquisadora, que tem como objetivo despertar a fala e facilitar o debate e reflexão sobre gênero e sexualidade. Adotando uma postura contra-normativa, tem a proposta de permitir que a realidade, curiosidade, fala e questionamentos das participantes moldem o desenvolvimento do encontro.
Capacidade: 15 mulheres (ordem de chegada)

21/06 – Quinta-feira

Palestra sobre PREP e novos paradigmas de prevenção ao HIV | com Simone Wolfgang
16h – Estúdio de Foto e Vídeo do Departamento de Artes e Design
Você sabe o que é PrEP? PEP? Em julho de 2014 a OMS lançou uma recomendação mundial, que tinha como alvo os homossexuais masculinos, HSH, e mulheres trans, afirmando que todos os membros soronegativos desses grupos deveriam fazer uso da PrEP, profilaxia pré exposição ao vírus HIV de maneira definitiva e continuada. A PrEP, nada mais é, do que o uso de medicação antirretroviral (aquela usada para tratamento terapêutico de soropositivos) como forma de prevenção ao HIV/Aids. Quatro anos se passaram e atualmente a PrEP é política de saúde pública no Brasil. Nesta palestra falaremos um pouco sobre a PrEP e sobre as perspectivas ligadas a prevenção ao HIV e os rumos da epidemia nos dias atuais.

Exibição de filme
17h – Estúdio de Foto e Vídeo do Departamento de Artes e Design