Artigos

2019

GENTIL, OLÍVIA BLANC GOMES COELHO ; CIPINIUK, ALBERTO . Quem influencia as influenciadoras digitais? Comunicação, tendência e moda no Instagram. Modapalavra e-periódico, v. 12, p. 07-22, 2019

2018

Barboza Vianna, Daniel Ribeiro Alves ; Cipiniuk, A. . A Noção do Dom Divino da Genialidade no Campo do Design. Revista Tamanduá, v. 5, p. 1-22, 2018.

RIBEIRO, L. F. ; Cipiniuk, A. . A animação como prática social e pertencente ao Campo do Design: uma leitura crítica do Boom da indústria de animação brasileira.. Revista Tamanduá, v. 1, p. 29-51, 2018.

MAGER, G.B. ; CIPINIUK, ALBERTO . A Construção Simbólica na Gestão da Marca Havaianas. Modapalavra e-periódico, v. 11, p. 381-407, 2018.

ZENOBIO DE ASSUMPÇÃO VILLAR LAUFHÜTTE, MARIA LUIZA ; CIPINIUK, ALBERTO . A streetcar named consumption, an object named desire. COMUNICACAO, MIDIA E CONSUMO (ONLINE), v. 15, p. 27-46, 2018.

Cipiniuk, A.; LAUFHUTTE, M. L. Z. A. V. . Dorothy e o mágico consumo de Oz.. ALCEU (ONLINE), v. 19, p. 52-65, 2018.

CONTINO, J. M. ; Cipiniuk, A. . ?Indústria 4.0?: organização do trabalho e indústria da moda.. Anais do 13º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, v. 6, p. 4825-4838, 2018.

Gallao, Karl Georges M. ; Cipiniuk, A. As imagens gráficas e a redefinição do imaginário republicano brasileiro.. Anais do 13º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, v. 6, p. 241-251, 2018.

Coelho Gomes Gentil, Olívia Blanc ; Cipiniuk, A. ; Aragão dos Santos, Irina. . Digital Influencers e o Instagram como instância de legitimação de tendências.. Anais do 13º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, v. 6, p. 3326-3340, 2018.

LAUFHUTTE, M. L. Z. A. V. ; Cipiniuk, A. . Desejo 24/7: design e consumo.. Anais do 13º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, v. 6, p. 267-281, 2018.

SCHWARTZ, K. ; Cipiniuk, A. . Algumas considerações sobre os dados e métodos empregados para definir a fronteira entre a prática da arte e do design.. Anais do 13º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design., v. 6, p. 198-210, 2018.

Silva Magalhães, Paulo Vieira de. ; Cipiniuk, A. . O Poder do Designer: A questão da autoria sob a ótica de Adrian Forty.. Anais do 13º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design., v. 6, p. 333-344, 2018.

Deminicis de Albuquerque, Fernanda. ; Cipiniuk, A. . Exposições: a prática social do design entre memórias e omissões.. Anais do 13º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design., v. 6, p. 3341-3350, 2018.

2017

Deminicis de Albuquerque, Fernanda. ; Cipiniuk, A. . Os usos da criação: considerações sobre a criação artística e sua apropriação pelo Campo do Design.. Revista Tamanduá, v. 1, p. 1-10, 2017.

Coelho Gomes Gentil, Olívia Blanc ; Cipiniuk, A. . A produção social do Design e o designer como gênio criador.. Revista Tamanduá, v. 1, p. 1-10, 2017.

Ventura Pereira, Tais de Oliveira ; Cipiniuk, A. . Algumas considerações sobre as transformações ocorridas na sociedade e a prática de se pensar a Arte e o Design.. Revista Tamanduá, v. 1, p. 1-20, 2017.

ARAUJO, M. T. M. ; Cipiniuk, A. . As diferenciações míticas do papel do artista, do designer e do artesão no contexto nordestino brasileiro.. Revista Tamanduá, v. 1, p. 1-32, 2017.

2016

SCHWARTZ, K. G. O processo colaborativo nos Campos do Design e da Arte: pinceladas sobre o Design de exibições. REVISTA TAMANDUÁ 014 DESIGN, ARTE E REPRESENTAÇÃO SOCIAL, v. 1, p. 20, 2016.

Cipiniuk, A.; RIBEIRO, L. F. . Produzindo animação: o animador como profissional em trabalho colaborativo.. Alceu (PUCRJ), v. 17, p. 138-155, 2016.

CONTINO, J. M. ; Cipiniuk, A. . Ideologia, divisão capitalista do trabalho e papel social do designer: um estudo sobre a produção de materialidade no design de moda.. Modapalavra E-periódico, v. XVI, p. 40-54, 2016.

Cipiniuk, A.; Silva Prata, Wilson . OS LIMITES DA NOÇÃO DE TIPOGRAFIA UNIVERSAL: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA DESCONSTRUÇÃO. Blucher Design Proceedings, v. 2, p. 93-103, 2016.

SCHWARTZ, K. ; Cipiniuk, A. . O processo colaborativo no Campo do Design e da Arte: pinceladas sobre o design de exibições.. Revista Tamanduá-design, arte e representação social., v. 3, p. 1-24, 2016.

2015

SCHWARTZ, K. G.. A Missão Francesa no Brasil: criação da Escola de Belas Artes e a primeira exposição pública de pinturas de 1829. Possíveis motivos e reflexos no campo do Design. Revista Tamandua, v. 1, p. 87, 2015.

LAUFHUTTE, M. L. Z. A. V. ; Cipiniuk, A. . A estrada dos tijolos amarelos até o campo da arte. Revista Tamanduá – DESIGN, ARTE E REPRESENTAÇÃO SOCIAL, v. 1, p. 01-21, 2015.

Morgenstern, Elenir. ; Cipiniuk, A. . A produção social das imagens em arte e design.. Revista Tamanduá, v. 2, p. 45-56, 2015.

RIBEIRO, L. F. ; Cipiniuk, A. . O dilema da formação de artífices especializados no Brasil: semelhanças, correspondências e contrastes entre a Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios, Instituto de Arte Contemporânea e Núcleo de Animação do Centro Técnico Audiovisual.. Revista Tamanduá, v. 1, p. 71-86, 2015.

SCHWARTZ, K. ; Cipiniuk, A. . A Missão Francesa no Brasil: criação da Escola de Belas Artes e a primeira exposição pública de pinturas de 1829. Possíveis motivos e reflexos no campo do Design no século XX.. Revista Tamanduá, v. 1, p. 87-108, 2015.

MELO, C. ; PORTINARI, D. ; Cipiniuk, A. . ?Depois que o visual virou quesito…?: brechas e desencontros para uma breve História do Design no Brasil.. Revista Tamanduá:design,arte e representação social., v. 1, p. 109-127, 2015.

MORGENSTERN, E. ; Cipiniuk, A. . A produção social das imagens em arte e design. Revista Tamanduá, v. 1, p. 43-56, 2015.

2014

CHRISTO, D. C. ; Cipiniuk, A. . Estilista? Designer de moda… ou designer de objetos do vestuário?. Dobras (Barueri, SP), v. 15, p. 15-22, 2014.

Gallao, Karl Georges M. ; Cipiniuk, A. . Icon cards of Saints (Santinhos): the opinion of advocates of the institutionalized field of design in relation to the layout religious prints.. International Journal of Science Commerce and Humanities, v. 2e3, p. 18-26, 2014.

Rosa Junior, João Dalla ; Cipiniuk, A. . O VESTUÁRIO-IMAGEM NA REVISTA VOGUE: QUESTÕES ACERCA DA REPRESENTAÇÃO VISUAL DO VESTUÁRIO. Artefactum (Rio de Janeiro), v. 2, p. 1-14, 2014.

CONTINO, J. M. ; Cipiniuk, A. . As coleções assinadas para redes de fast fashion e o seu ?valor simbólico?. Iara: Revista de Moda, Cultura e Arte, v. 7, p. 32-50, 2014.

CONTINO, J. M. ; Cipiniuk, A. . AS COLEÇÕES ASSINADAS PARA REDES DE FAST FASHION E O SEU ?VALOR SIMBÓLICO?. IARA: REVISTA DE MODA, CULTURA E ARTE, v. 7, p. 32, 2014.

2013

Rosa Junior, João Dalla ; Cipiniuk, A. . A coleção, a tradição e a narrativa: algumas considerações sobre as formas de representação do Design-História.. Revista Design, Inovação e Gestão Estratégica – REDIGE, v. 4, p. 1-17-17, 2013.

2011

Cipiniuk, A.; Gallao, Karl Georges M. . Santinhos: cultura popular versus cultura hegemônica.. Tríades em Revista, v. 2, p. 03- 25, 2011.

2006

Cipiniuk, A. Pequeno diálogo com Greemberg sobre a extensão dos limites semânticos (críticos) do conceito de arte.. Alceu (PUCRJ), Rio de Janeiro, v. 6, n.nº 12, p. 72-87, 2006.

Cipiniuk, A. O artista colonial brasileiro como artista popular.. Textos Escolhidos de Cultura e Arte Populares (Impresso), v. 3, p. 29-39, 2006.

2003

Cipiniuk, A. Para lá do aparente. Uma pequena reflexão sobre a história social da arte.. Concinnitas (Rio de Janeiro. Impresso), Rio de Janeiro, v. 5, p. 30-36, 2003.

2001

Cipiniuk, A.. Pequena apreciação sobre a produção social das imagens e os avalores artísticos agregados. Revista Arcos (ESDI/UERJ) (Cessou em 2001. Cont. ISSN 1984-5596 Arcos Design (Online)), Rio de Janeiro, v. III, p. 22-31, 2001.

2000

Cipiniuk, A. A querela classicismo versus romantismo e o nefasto paradoxo do academismo.. Concinnitas (UERJ), Rio de Janeiro, v. 2, p. 235-249, 2000.

1998

Cipiniuk, A. A Clássica e Ordenadora Influência Francesa Na Arte Brasileira. REVISTA ABIGRAF, RIO DE JANEIRO, p. 24-29, 1998.

1997

Cipiniuk, A. Do Conceito de Estilo À Subordinação Ao Estilo Clássico. REVISTA CONCINNITAS, RIO DE JANEIRO, p. 9-30, 1997.

Cipiniuk, A.. Uma Reflexão Sobre A Consequência da Potencialização da Transmissão de Informação Pelo Computador. REVISTA ADVIR, RIO DE JANEIRO, v. 10, p. 46-50, 1997.

1996

Cipiniuk, A.. Ties Between Brazilian And American Art: A Social Approach To The Neoclassical Style. CENTER 16, v. 16, p. 13-75, 1996.

Cipiniuk, A.. O Estilo dos Artefatos, A História Social da Arte e Sua Contribuição Teórica Para O Desenho Industrial. REVISTA ESTUDOS EM DESIGN, RIO DE JANEIRO, p. 19-24, 1996.

Cipiniuk, A.. Algumas Considerações Sobre Os Métodos de Estudo dos Artefatos Artísticos Brasileiros e Sua Implantação Na Sociedade Industrial. REVISTA ESTUDOS EM DESIGN, RIO DE JANEIRO, v. 4, p. 67-80, 1996.

1994

Cipiniuk, A.. A Arte Nao e Area do Conhecimento Pois O Artista Ja Nasce Sabendo. REVISTA ADVIR, v. 3, n.3, p. 54-56, 1994.

Cipiniuk, A.. A Conveniencia do Conceito de Pos-Modernidade. REVISTA ESTUDOS EM DESIGN, v. 2, n.2, p. 17-22, 1994.

1992

Cipiniuk, A.. Por qual motivo a pintura não é a expressão cultural do povo carioca?. REVISTA ADVIR, v. 2, n.1, p. 51-52, 1992.

Cipiniuk, A.. O Primeiro Confronto Entre O Ensino Industrial e O Ensino Artistico No Brasil. CADERNOS DE DESENHO INDUSTRIAL, v. 2, p. 1-16, 1992.

Cipiniuk, A.. Sugestões Para Um Estudo Eficiente. CADERNOS DE DESENHO INDUSTRIAL, v. 1, p. 1-14, 1992.